Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Notícias

Na contramão da disfunção erétil

A prática clínica de exercícios físicos apresenta forte associação com a melhora da função sexual.

Um dos fatores mais importantes que devem ser modificados no tratamento de problemas de ereção é o sedentarismo. Medidas comportamentais para manter a função erétil satisfatória estão muito bem atreladas aos hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos que reduz o peso corporal e auxilia no controle da hipertensão e diabetes, todos considerados fatores de risco.

Exercícios vigorosos como a corrida foram associados a 30% de redução no risco de disfunção erétil, segundo estudo publicado no Annals of Internal Medicine, com maiores benefícios em homens mais jovens (<60 anos). Estudo realizado em idosos participantes do 50 + fitness Association revelou que 74%, 55% e 53% dos homens entre 50-59 anos, 60-69 anos e acima de 70 anos, respectivamente, são ativos sexualmente. O correspondente para as mulheres foi 53%, 41% e 28%. De forma geral, a satisfação masculina com a atividade sexual foi de 61% e de 44% para as mulheres.

Pacientes com insuficiência cardíaca que foram submetidos a um programa de exercícios físicos obtiveram como resultado um aumento da capacidade aeróbica em 18%, parâmetro correlacionado positivamente com a melhoria da qualidade de vida. Na esfera sexual, houve melhora significativa no relacionamento positivamente com a parceria, função erétil e bem estar pessoal, aspectos que foram relacionados com a capacidade aeróbica e qualidade de vida. Esse estudo sugere que uma melhoria na função endotelial gera efeito sistêmico que, por sua vez, está correlacionado com a função sexual. Outro estudo usou o exercício físico intervalado em pacientes hipertensos e obteve resultados terapêuticos efetivos, não invasivos e não farmacológicos no tratamento da disfunção erétil.

Fonte: revista essentia