Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Notícias

Cuidado com a gordura trans

Um novo estudo apresentado na reunião da “American Heart Association” alerta: a gordura trans não é apenas ruim para o coração, mas também para o cérebro.

A pesquisa constata que as gorduras trans estão correlacionadas com pior desempenho em testes de memória em homens jovens e de meia idade. Os resultados mostraram que os homens que comeram maior quantidade dessas gorduras lembraram cerca de 10% menos palavras do que aqueles que comeram menos.

Segundo autora do estudo, Dra. Beatrice Golomb, as gorduras trans afetam a memória por gerarem estresse oxidativo e inflamação no cérebro. “O hipocampo é uma área do cérebro fortemente envolvida na memória”, diz ela. Esse estresse pode dificultar a função dos vasos sanguíneos, levando ao fluxo de sangue e energia celular inadequado, o que por sua vez, leva à disfunção e morte celular. “A morte celular desencadeia a inflamação, que também está ligada à função cognitiva prejudicada, o que promove ainda mais o estresse oxidativo”, afirma Golomb.

Segundo Dr. Perlmutter, a retirada das gorduras trans da dieta (este se refere as gorduras “más” ou hidrogenadas/transaturadas presentes em fast foods, margarinas e frituras feitas com óleos vegetais) tem sido fundamental no tratamento da maioria das doenças degenerativas mais comuns, incluindo a doença de Alzheimer. A gordura deve permanecer na dieta, porém, somente as naturais que promovem benefícios à saúde como as do azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, sementes, ovos caipiras, salmão e abacate, por exemplo.  

 

Fonte: Revista Essentia