Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Notícias

SÍndrome Metabólica

Síndrome Metabólica

A Síndrome Metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome. Não existe um único critério aceito universalmente para definir a Síndrome. Os dois mais aceitos são os da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os do National Cholesterol Education Program (NCEP) - americano. Porém o Brasil também dispõe do seu Consenso Brasileiro sobre Síndrome Metabólica, documento referendado por diversas entidades médicas.

Sintomas da síndrome metabólica

A síndrome metabólica não gera sintomas específicos, mas está relacionada ao surgimento de:

  • Triglicerídeos alto: ≥ 150 mg/dL ou em tratamento para triglicérides elevados;
  • Obesidade: Cintura ≥ 102 cm para homens ou ≥ 88 cm para mulheres;
  • Colesterol HDL baixo: Homens: < 40 mg/dL ou em tratamento para HDL baixo e Mulheres: < 50 mg/dL ou em tratamento para HDL baixo; 
  • Pressão alta: ≥ 130 x 85 mmHg ou em tratamento medicamentoso para hipertensão;
    Excesso de açúcar no sangue: Glicose ≥ 100 mg/dL ou em tratamento para hiperglicemia.

Se o indivíduo apresentar pelo menos 3 destes indicativos, já poderá ser diagnosticado como sendo portador da síndrome metabólica e o tratamento deverá ser iniciado prontamente para evitar as consequências que a doença pode trazer.

Eu tenho Síndrome metabólica: e agora?

Pelo fato da Síndrome Metabólica estar associada a maior número de eventos cardiovasculares é importante o tratamento dos componentes da Síndrome. É fundamental que seja adotado um estilo de vida saudável, evitando fumo, realizando atividades físicas e perdendo peso. Em alguns casos o uso de medicação se faz fundamental.

Um endocrinologista pode avaliar e orientar seu caso especificamente.

GLUCERNA SR

Para proporcionar um tratamento mais eficaz da Síndrome Metabólica, a Abbott Nutrition desenvolveu o Glucerna SR®, um sistema nutricional com baixas calorias e baixo índice glicêmico. 

Composto por carboidratos de absorção lenta, Glucerna SR® contém ainda gordura monoinsaturada, fibras, proteínas e micronutrientes, suprindo totalmente as necessidades desses pacientes. 

É apresentado na forma de Terapack pronto para beber de 230 ml (sabor baunilha e chocolate).