Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Notícias

Sinusite

O que é sinusite? 

A sinusite é a resposta inflamatória da mucosa que reveste a cavidade do nariz e os seios da face. O termo mais correto adotado pelos médicos, portanto, seria rinossinusite, pois os processos que acometem os seios paranasais estão em continuidade com as fossas nasais, e assim, sinusite ou rinite isoladas são de ocorrência rara.

Quais são os sinais e sintomas das sinusites? 

São: pressão na face, nariz entupido, secreção (catarro) pelas narinas e/ou descendo por trás do nariz para a garganta, dor na arcada dentária superior, diminuição do olfato, febre, dor de cabeça, halitose, fadiga, dor de ouvido, tosse e irritação de garganta.

Quais são os sinais e sintomas das rinossinusites nas crianças? 

Nas crianças, a tosse e a coriza purulenta são os principais sintomas, enquanto a dor de cabeça, tão referida pelos adultos, só tem maior importância em crianças maiores, a partir de 5 ou 6 anos de idade. Febra, mau hálito e inapetência podem ser sintomas isolados.

Quais são os principais agentes causadores de sinusites? 

São os vírus que levam aos resfriados e gripes. As bactérias causadoras podem ser diferentes, conforme o tempo de evolução (sinusite aguda ou crônica) ou estado geral do paciente. A sinusite por fungos tem sido melhor pesquisada e descrita com maior frequência.

Quais são os fatores predisponentes? 

A sinusite pode estar ligada a um ou vários fatores e é importante diagnosticá-los e preveni-los. Os mais importantes são: resfriados e gripes, rinite alérgica, adenoides aumentadas, alterações estruturais (desvio de septo, concha bolhosa – que é a variação normal do complexo etmoidal – por exemplo), pólipos nasais, deficiência imunológica, fatores ambientais, como a poluição e fumaça de cigarros, frequência a creches e berçários, trauma nasal, dentre outros. O principal mecanismo determinante da sinusite é o fechamento das saídas dos seios da face para dentro do nariz (bloqueio mecânico) com alteração da drenagem das secreções.

O que é sinusite odontogênica? 

É a sinusite decorrente de doença dentária da arcada superior, normalmente causada por germes anaeróbios. Alguns casos evoluem com inchaço importante da face e necessitam de tratamento com antibióticos apropriados.

O exame de raios X simples ainda é um bom método para diagnóstico da sinusite? 

Esse exame é dispensável diante de uma história clínica e um exame físico com evidências clínicas de sinusite; ajuda bastante em certos casos, mas não avalia exatamente a extensão da inflamação em algumas cavidades paranasais. A tomografia computadorizada é o melhor exame para detectar problemas nos seios da face e é indicada quando o tratamento não está evoluindo bem, e também nas sinusites crônicas, nas complicações das sinusites agudas e quando houver indicação cirúrgica.

A endoscopia nasal é importante no diagnóstico das rinossinusites? 

A endoscopia nasal é recomendada para todos os pacientes com queixa nasal e sinusal. Este exame é feito pelos otorrinolaringologistas e pode ser realizado até em crianças, com anestesia local.

Qual é o tratamento das sinusites? 

Os medicamentos geralmente recomendados incluem: antimicrobianos, corticosteroides sistêmicos e tópicos, antiflamatórios, vasoconstritores tópicos e sistêmicos, mucolíticos e lavagem nasal, dependendo de cada caso. É necessária a hidratação do paciente para melhor eliminação das secreções retidas.

A sinusite pode se complicar se não for tratada? 

Muitas pessoas pensam que têm sinusite mas apresentam algum tipo de rinite alérgica e sintomas crônicos, adiando o tratamento. As sinusites bacterianas diagnosticadas necessitam de tratamento adequado, com antibiótico. Grande parte delas teria resolução espontânea, mas as complicações, que podem ocorrer em até 5% dos casos não tratados, são todas muito graves e de mau prognóstico, tais como meningites, abscessos ósseos, cerebrais e orbitários, tromboflebite do seio cavernoso (espaço cerebral onde se localizam as estruturas vásculo-nervosas do sistema nervoso) e mucopiocele (secreção purulenta nos seios da face).

Quais são as particularidades no tratamento da criança com sinusite? 

A sinusite da criança tem microbiologia semelhante à do adulto, com algumas ressalvas. Nestes casos, os fatores predisponentes como adenoides aumentadas e infecções repetidas das vias aéreas são incoerentes à idade. As crianças saudáveis com rinossinusite respondem melhor e mais rápido ao tratamento clínico e mais raramente necessitam de cirurgia. As lavagens nasais com solução salina são muito eficientes e adequadas nestes casos.

Quando é indicado o tratamento cirúrgico da sinusite? 

Em caso de sinusites repetidas ou de sinusite crônica, com insucesso do tratamento clínico, deve ser pesquisada a necessidade de cirurgia dos seios paranasais. Novos instrumentos e técnicas endoscópicas têm sido usados modernamente, com melhores resultados em relação às técnicas antigas. Nas crianças, o tratamento cirúrgico das rinossinusites é empregado com bastante cautela e tende a ser o mais conservador possível. Os fatores predisponentes não devem ser esquecidos.

Fonte: 

SAUDE - ENTENDENDO AS DOENÇAS, KAUFFMAN, PAUL, HELITO, ALFREDO SALIM DE, Ano:  2007. Editora: NOBEL