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Colesterol e Triglicérides

Colesterol e triglicérides 


Qual a diferença entre colesterol e triglicérides? 

O   colesterol é uma molécula importantíssima no   corpo, uma   vez que   entra na composição das   paredes de suas   células, de   homônimos reguladores, como a   cortisona e   de substâncias participantes da digestão como a   bile.

Os   triglicérides   são   moléculas de   gordura, cuja   função é   servir   como   uma reserva que pode   ser   utilizada como   fonte   de   energia   quando   necessária.  Dependendo de algumas   ligações   químicas   em    suas   moléculas elas   podem   ser    classificadas    em:    gorduras   saturadas (triglicérides   de   origem   animal) e   insaturadas poli saturadas e monoinsaturadas (triglicérides   de   origem principalmente   vegetal).

Em    quantidades   excessivas a   gordura   acumula-se em   diversos    locais   como   o   fígado, o peritônio (tecido    que   envolve   as   vísceras) e a parede    das   artérias.  Nas ultimas    formam-se placas   de   gorduras   responsáveis por   doenças como   angina, infarto, derrame cerebral e insuficiência   renal. 


O que é colesterol ruim e o colesterol bom?

Nenhuma gordura é   capaz   de   ser   transportada livremente no sangue. Para isto, o   organismo desenvolveu moléculas especiais de proteínas denominadas apoliproteinas, que ligadas às triglicérides e ao   colesterol   recebem o nome de lipoproteínas. As lipoproteínas associadas   aos   triglicérides   recebem o   nome de quilomicrons (que transportam as triglicérides   do intestino   até o   fígado) e o   VLDL (sigla em inglês para lipoproteínas de densidade   muito   baixa).  Já as lipoproteínas   associadas   ao   colesterol recebem o nome   de LDL (lipoproteínas de   baixa   densidade) e HDL (lipoproteínas de   alta   densidade).

O colesterol normalmente existente no   sangue é   carregado por   lipoproteínas de   diferentes densidades. São essas lipoproteínas que   são   dosadas   quando se pede um    exame para   avaliar   o perfil lipídico do indivíduo.   O LDL – colesterol é   a lipoproteína de baixa densidade conhecida como “¨ colesterol ruim   por   ser o principal   elemento das   placas   gordurosas arteriais.  O HDL -  colesterol é a lipoproteína de   alta   densidade, conhecida   como ¨” colesterol    bom “ por   remover   a   gordura das   placas de aterosclerose das   artérias e   conduzí-las ao fígado   onde   ocorre sua   transformação e eliminação. Portanto, o LDL- colesterol é um   agressor   do   sistema cardiovascular, passo   que   o   HDL - colesterol é   o   seu   protetor.

Ter um   perfil de colesterol favorável   depende   tanto   de   aspectos   genéticos como comportamentais (dieta e exercícios)



Como fazer   para   baixar o   colesterol?

O   colesterol   deve ser   dosado pela primeira vez   a partir   de   20 anos de   idade (ou   antes   caso   haja   história de colesterol alto   na   família)  quase   metade da   população adulta tem   colesterol   alto, decorrente da   alimentação inadequada   e   problemas  de   metabolismo. Como   não há   sintomas muitas   vezes problemas ficam sem   tratamento durante   décadas, até   que   seja   tarde   demais   para   adotar alguma estratégia   preventiva.

O primeiro passo para   reduzir o   colesterol (mais precisamente, o LDL-colesterol) é a dieta [ ver   a seguir ] que   deve   ser   pobre   tanto em   colesterol   como em    gorduras   saturadas.  Estas são as matérias primas para a fabricação de   colesterol dentro    do   próprio    corpo.  O   colesterol está   presente   apenas   nos   alimentos   de origem   animal, carnes   de   todos   os   tipos, gema de ovo, leites   e   derivados.  As    gorduras   saturadas   estão   presentes em   alimentos   de   origem   animal e   vegetal.

Caso a dieta   não   normalize a   taxa   de   colesterol   o   passo seguinte   são   os   medicamentos.  Os mais   importantes   chamam-se estatinas.  São   muito   eficazes e causam poucos   efeitos colaterais, mas   em     geral   devem ser    tomados   continuamente e não   dispensam a   necessidade   de dieta adequada e acompanhamento   médico.


Qual é a melhor   dieta quando o nível de   colesterol no   sangue está   elevado?

É a   dieta   pobre   em   colesterol   e   gorduras   saturadas, rica   em   fibras   sem   excesso   de   calorias.

Os piores   alimentos são: carnes   vermelha   com   gordura    visível, pele   de   aves, miúdos, embutidos (salsicha, linguiça, torresmo e bacon) frutos   do    mar (lagostas, camarão, ostra, marisco, polvo e   alguns peixes     gordo) frituras, leite   integral e   seus   derivados, (creme   de leite, manteiga, queijos   amarelos e   iogurte não-desnatados) gema de ovo, chocolate   e   coco.    Frequentemente esses ingredientes   estão   disfarçados   na   forma   de   molhos maioneses, pães, folhados, tortas, bolos, pudins, cremes, doces e   salgados, que   devem   ser   evitados, bem   como   qualquer    alimento que   tenha muita   gordura do leite, óleo, banha, margarina ou gemas em   sua   preparação.

A   carne   vermelha (bovina ou   suína) deve ter   toda a sua   gordura   aparente    retirada, ou   ser    substituída   por    ave (sem pele ou miúdos) ou   peixe, preparado    com pouca   ou nenhuma   adição de gordura. A manteiga    deve ser   substituída   pela   margarina   vegetal. O    leite   integral e   seus   derivados   pelos   desnatados, o    óleo de   cozinha, pelo   óleo    de   girassol, canola   ou   azeite   de   oliva.   Entre   os    queijos   preferisse   o    queijo   branco, cottage   ou   ricota.   Frituras   devem   ser   substituídos   por   assados.   Não   se   deve   exagerar   nos   chocolates.  Coco (polpa de leite, não a água) e   óleo de dendê, também   são    ricos    em gordura.  Diferentemente   das    gemas, clara   de   ovos são   permitidas. As   sobremesas   devem   consistir   principalmente em    frutas    frescas, mas     doces   em   compota, do   tipo goiabada também     são   opções saudáveis para não-diabéticos   e   obesos.

As   fibras   são   obtidas   com a   ingestão   diária   de   cereais   em   grão, legumes, verduras e   frutas, pães   e   massas   integrais.

Diferentemente   de   qualquer    regime   radical que   é   difícil de   ser    seguido, esta   dieta é   muito   simples   de   ser   mantida e   deve   se   transformar num   habito   alimentar para   toda a   vida.




Como   fazer para   aumentar o   colesterol   bom?

Como   já    foi   mencionado, o   HDL-colesterol   também    chamado de colesterol    bom-   protege   o   coração e a circulação, dos riscos   da aterosclerose, entupimento   progressivo das   artérias   que    culmina   em   infarto e   derrame cerebral, entre   outras   doenças.   A   concentração   de   HDL   deve representar   mais de25%   do   colesterol    total.

Baixo   níveis   de    HDL-colesterol, são   um   fator   de   risco   adicional.  

Medidas   que   fazem    aumentar   o   HDL-colesterol, incluem   perda de peso (quando   estiver acima   do normal) interrupção    do   tabagismo   e   aumento   dos exercícios.   A ingestão   diária de uma   pequena quantidade   de   bebida    alcoólica (principalmente o   vinho   tinto) também pode   elevar a   concentração de   HDL colesterol, embora a ingestão de mais   de   2 doses possam produzir o   efeito   oposto.

O poder    de   medicamentos   para    aumentar o   HDL colesterol é   limitado, por   isso   essas alterações no estilo   de   vida são   tão importantes e   devem ser incentivadas.


O que é a estatina?

Em   cerca de   20%   das pessoas com colesterol alto, a combinação de   dieta adequada (pobre em   colesterol e   gordura saturada) e   exercícios físicos não é suficiente para   regular   o   nível   de colesterol.   Nestes casos também   será necessário tomar um   medicamento.  As estatinas   revolucionaram o   tratamento   para   reduzir o   colesterol. Agem    diminuindo o   colesterol-ruim (LDL) e   aumentando ligeiramente   o   bom (HDL) São   medicamentos   fáceis    de tomar e   com   pouquíssimos   efeitos   colaterais.   São praticamente   infalíveis   desde    que    utilizados   em    dose   certa, ajustada   pelo   médico, mais    devem   ser tomadas    continuamente.  Um   erro   comum   entre pacientes e   médicos   é   parar   de fazer  o   uso   quando   o   colesterol   normaliza.   A   menos   que a   dieta   seja    seguida rigorosamente   seja   suficiente para   manter   o    colesterol    baixo, é   certo que   ele   tornará   a    subir, perdendo-se   o   efeito de    todo o   tratamento. 

Em   pesquisa   envolvendo 30 mil   pacientes o   uso continuo   das   estatinas   reduziu   o   número   de   infartos e   outros eventos   cardíacos em    31 %.   Mais   recentemente   comprovou-se que   também    reduziu   os   derrames cerebrais.


O   vinho   tinto   faz   bem    ao   coração?

Diversas   pesquisas, amplamente   divulgada na   mídia sugeriram que o   consumo moderado   de    bebidas   alcoólicas poderiam   proteger o   coração das    doenças   coronárias (angina e   infarto) O   vinho   tinto   em   particular tem outros   componentes que tem    sido investigado além   do próprio álcool: são eles flavonoides e outros antioxidantes. Estas   substancia   também   estão   presentes no   suco de   uva. Verificou-se que   aumentam o chamado   colesterol bom (HDL colesterol) e    afinam o    sangue (propriedade   anticoagulante).

Este   fato deve   ser   visto   com   cuidado.  O   consumo exagerado   de álcool, está relacionado   com    alcoolismo, aumento   das triglicérides, pressão   alta, obesidade, cirrose, pancreatite, insuficiência   cardíaca, derrame   cerebral, câncer   de mama, suicídio e   acidentes.   O    efeito   será   o   inverso:  ao nível de proteger, o   álcool pode   matar   mais.  

O limite considerado   seguro e baixo:  2 doses diárias   para   homens e   1 para    mulheres, pois   estas   São   mais   sensíveis   aos   efeitos   do álcool. Cada   dose corresponde a   uma   lata   de   cerveja, um   copo   de   vinho   ou   uma    dose   de   bebida   destilada (uísque, aguardente, vodca, conhaque, etc....)


Fonte: 

SAUDE - ENTENDENDO AS DOENÇAS, KAUFFMAN, PAUL, HELITO, ALFREDO SALIM DE, Ano:  2007. Editora: NOBEL