Peeling é um termo da língua inglesa (do verbo to peel que significa descamar), cujo significado é descamação. Este termo foi adotado pela dermatologia para o método terapêutico de esfoliação da pele envelhecida ou doente através de agentes químicos e/ou físicos.
Quais são as suas indicações?
As principais indicações dos peelings são a remoção de rugas, cicatrizes e manchas, tratamento do envelhecimento facial e corporal, e de algumas doenças como a queratose actínica (alterações de pele causadas por radioterapia) e seborreica, xantelasma (manchas amarelas nas pálpebras), etc.
Como são classificados?
Os peelings químicos são classificados quanto à profundidade, de acordo com o agente utilizado, cada qual com sua indicação e cuidados inerentes.
· Superficiais (atingindo a epiderme) - retinóicos, salicílicos e ATA (ácido tricloroacético) em baixas concentrações.
· Médios (atingindo a derme papilar) - Jessner, glicólico e ATA em concentrações médias e combinando métodos.
· Profundos (atingindo derme reticular) - fenol e outros ácidos em altas concentrações.
Os peelings físicos podem ser divididos em:
· Superficiais - como peeling de Crystal ou microdermoabrasão e lasers não ablativos.
· Profundos - como dermasanding, por meio do aparelho chamado dermoabrasor e pelos lasers ablativos como CO² e Erbium.
Quais são as orientações a seguir antes do procedimento?
Algumas orientações importantes são: avisar seu médico quanto ao histórico de herpes vírus, infecções, cicatriz hipertrófica e/ou queloide. Evitar sol, medicamentos contendo AAS (em caso de peelings médios e profundos) e ácidos tópicos 1 semana antes do peeling.
Quais são os efeitos colaterais?
O paciente que se submete ao peeling terá efeitos, colaterais, cuja intensidade estará diretamente relacionada à profundidade da técnica:
· No peeling superficial o paciente frequentemente cursa com discreta ardência e vermelhidão e alguma descamação da pele que dura 2 a 5 dias.
· No peeling médio existe a formação de uma crosta enegrecida que se desprende dentro de 3 a 7 dias. Discreta ardência local pode ser percebida no 1° doa. A sensação de pele seca normalmente dura 1 semana.
Quais são os cuidados após o procedimento?
Todo paciente submetido ao peeling deve evitar a exposição solar por um período de 1 a 3 meses, pois a pele fica mais fina e sensível. O uso de cosméticos e produtos químicos deve ser evitado até a liberação médica.
Fonte:
• SAUDE - ENTENDENDO AS DOENÇAS, KAUFFMAN, PAUL, HELITO, ALFREDO SALIM DE, Ano: 2007. Editora: NOBEL