Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Dicas de Saúde

Peeling

Peeling

O que é? 
Peeling é um termo da língua inglesa (do verbo to peel que significa descamar), cujo significado é descamação. Este termo foi adotado pela dermatologia para o método terapêutico de esfoliação da pele envelhecida ou doente através de agentes químicos e/ou físicos.

Quais são as suas indicações? 
As principais indicações dos peelings são a remoção de rugas, cicatrizes e manchas, tratamento do envelhecimento facial e corporal, e de algumas doenças como a queratose actínica (alterações de pele causadas por radioterapia) e seborreica, xantelasma (manchas amarelas nas pálpebras), etc.

Como são classificados? 
Os peelings químicos são classificados quanto à profundidade, de acordo com o agente utilizado, cada qual com sua indicação e cuidados inerentes.

·       Superficiais (atingindo a epiderme) - retinóicos, salicílicos e ATA (ácido tricloroacético) em baixas concentrações.
·       Médios (atingindo a derme papilar) - Jessner, glicólico e ATA em concentrações médias e combinando métodos.
·       Profundos (atingindo derme reticular) - fenol e outros ácidos em altas concentrações.
Os peelings físicos podem ser divididos em:
·       Superficiais - como peeling de Crystal ou microdermoabrasão e lasers não ablativos.
·       Profundos - como dermasanding, por meio do aparelho chamado dermoabrasor e pelos lasers ablativos como CO² e Erbium.

Quais são as orientações a seguir antes do procedimento? 
Algumas orientações importantes são: avisar seu médico quanto ao histórico de herpes vírus, infecções, cicatriz hipertrófica e/ou queloide. Evitar sol, medicamentos contendo AAS (em caso de peelings médios e profundos) e ácidos tópicos 1 semana antes do peeling.

Quais são os efeitos colaterais? 
O paciente que se submete ao peeling terá efeitos, colaterais, cuja intensidade estará diretamente relacionada à profundidade da técnica:

·       No peeling superficial o paciente frequentemente cursa com discreta ardência e vermelhidão e alguma descamação da pele que dura 2 a 5 dias.

·       No peeling médio existe a formação de uma crosta enegrecida que se desprende dentro de 3 a 7 dias. Discreta ardência local pode ser percebida no 1° doa. A sensação de pele seca normalmente dura 1 semana.

Quais são os cuidados após o procedimento? 
Todo paciente submetido ao peeling deve evitar a exposição solar por um período de 1 a 3 meses, pois a pele fica mais fina e sensível. O uso de cosméticos e produtos químicos deve ser evitado até a liberação médica.

Fonte: 
SAUDE - ENTENDENDO AS DOENÇAS, KAUFFMAN, PAUL, HELITO, ALFREDO SALIM DE, Ano:  2007. Editora: NOBEL