Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Dicas de Saúde

Colesterol

Agosto/

O colesterol é uma substância importante para a saúde. Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo nosso organismo e os outros 30% são provenientes da nossa alimentação.

Embora necessário ao nosso organismo, o colesterol passará a ser prejudicial se os níveis no sangue estiverem acima do normal. O colesterol em excesso é depositado na parede das artérias, formando placas de gordura, que podem entupi-las e dificultar a passagem do sangue.

Nos dias atuais, onde predominam o sedentarismo; alimentação rica e abundante em gordura e açúcar livre; a obesidade; o estresse; e o tabagismo – os estudos têm mostrado que as placas de gordura nas artérias (circulação) começam muito cedo. A estimativa é a de que, aos 20 anos, cerca de 20% das pessoas estarão afetadas de alguma forma. Assim, os eventos finais deste processo, infarto e derrame, são as maiores causas de mortalidade.

 

TIPOS DE COLESTEROL

- HDL (colesterol bom): reduz o risco de acúmulo das placas de gordura, prevenindo as doenças cardíacas ,como derrame e infarto. Quanto maior a quantidade no sangue, melhor é para a saúde!

- LDL (colesterol ruim): é o responsável pela formação de placas de gordura nas artérias, o que dificulta o fluxo sanguíneo. Indica risco aumentado de infarto, derrame cerebral e entupimento das veias das pernas.

 

VOCÊ SABIA?

- O risco de aterosclerose coronariana aumenta, significativamente, em pessoas com níveis de colesterol

total e LDL acima da normalidade.

- A obesidade tem influência significativa no metabolismo lipídico e deve ser encarada como importante fator na sua interpretação e tratamento.

- Pessoas com diabetes tipo 2 têm maior prevalência de alterações do metabolismo dos lipídios.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS

- Alimentação saudável, com baixo teor de gordura e calorias.

- A atividade física moderada, realizada durante 30 minutos, pelo menos quatro vezes por semana;

- Perda ou manutenção do peso saudável;

 

 

 

Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia