Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Dicas de Saúde

Dieta rica em gordura saturada pode diminuir contagem de espermatozoides.

Dieta rica em gordura saturada pode diminuir contagem de espermatozoides. Ômega-3 ajuda a melhorar morfologia espermática

Pesquisadores dos departamentos de Nutrição1 e de Saúde Ambiental da Harvard School of Public Health, em Boston, examinaram a relação entre uma dieta rica em gorduras e a qualidade do sêmen2, mostrando que as gorduras saturadas3 estão negativamente relacionadas à concentração do esperma4, mas que uma alta ingestão de ômega-3 está positivamente relacionada à morfologia dos espermatozoides5. O artigo foi publicado pelo periódico Human Reproduction.

Dados de 99 homens foram estudados para examinar a relação entre a ingestão de gorduras e a qualidade do esperma4. Os níveis de ácidos graxos no esperma4 e no líquido seminal6 foram medidos por cromatografia gasosa.

Os homens eram principalmente caucasianos (89%), com uma média de idade de 36,4 anos, 71% estavam com sobrepeso7 ou obesos e 67% nunca foram fumantes. A maior ingestão de gordura saturada8 foi negativamente relacionada à contagem total de espermatozoides5 no esperma4 e à sua concentração. Homens que ingeriam a maior quantidade de gordura saturada8 tiveram uma contagem 43% mais baixa e 38% menor na concentração de espermatozoides5 do que os homens que ingeriam menos gorduras saturadas3. A maior ingestão de ômega-3 foi relacionada a uma morfologia espermática mais favorável.

Novos estudos, com amostras maiores, são necessários para confirmar tais achados.